Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Plano para redução de queixas

21/12/2011

Procon-SP divulga resultado de empresas que se comprometeram
a reduzir número de queixas feitas ao órgão
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, divulga o desempenho de 31 empresas que foram chamadas, em junho do ano passado para assinar um plano de metas de redução do número de atendimentos ao consumidor feitos ao órgão. (Link para a lista de empresas está no final do release)
 
Para as seis empresas que assinaram o compromisso com o Procon o resultado foi positivo. A meta era conseguir reduzir de 43.494 atendimentos registrados para 30.787 (29%) mas, ao final da estratégia baixaram a demanda para 23.853 atendimentos (45%).
 
Os 12 fornecedores que não assinaram o plano, mas se comprometeram informalmente em cumprir a meta, também surpreenderam. A meta era diminuir os 17.684 atendimentos registrados em 2009 para 15.994 (10%), mas as empresas chegaram a reduzir as demandas em 14%, com 15.291 cartas cartas emitidas pelo Procon. As 14 empresas que se recusaram a fixar metas de redução aumentaram em 3% as demandas ao Procon, de 23.285 para 23.939.
 
Para o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, a estratégia montada pelo órgão é um complemento a medidas como fiscalizações, autuações e suspensão de atividades das empresas para combater irregularidades no mercado. “Como órgão de defesa dos direitos do consumidor do Estado, mais do que punir, nosso papel é buscar a solução na raiz do problema. As empresas foram chamadas à responsabilidade e tiveram a oportunidade de monitorar e corrigir erros. Portanto, agora é justo que o consumidor saiba como esses fornecedores se comportaram em seus compromissos, para que exerça seu direito de escolha ao adquirir produtos e serviços, como garante o Código de Defesa do Consumidor”.
 
Veja aqui lista de empresas no Plano de Metas de Redução.
 
Legenda: em verde: índice de redução de demandas maior ou igual à meta anunciada);
em vermelho: (-) índice de redução das demandas menor que a meta anunciada; (+) aumento do índice de demandas, apesar do comprometimento com a meta anunciada.
Em preto: (-) índice reduzido apesar do não comprometimento com o plano de metas; (+) aumento do índice de demandas das empresas que não se comprometeram com o plano
Ø – Samcil teve sua liquidação decretada, com alienação total da carteira para a Green Line Sistema de Saúde e a Imbra encerrou suas atividades em outubro de 2010.
 
O resultado completo do Plano de Metas de Redução está aqui.
 
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar um dos canais de atendimento da fundação:
Orientações - 151 (Só para a capital)
Pessoalmente - de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.
Telefone: 0800-772-3633
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone: 0800-772-3633
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
Telefone: 0800-772-3633
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila, de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. Veja os endereços aqui.
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas - Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp, siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial. Dicas sobre compras de Natal e outras orientações no blog http://educaproconsp.blogspot.com/
21/12/2011
Assessoria de Comunicação
Fundação Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados