Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Guia contra a pirataria

19/12/2011

 
A Fundação Procon-SP e Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP) lançam nesta terça-feira, 20 de dezembro, um guia com orientações e dicas ao consumidor sobre produtos piratas que ensina como identificá-los. O evento será realizado às 14h, no Salão Nobre da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Páteo do Colégio 148, Centro.
 
Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, a maioria dos consumidores desconhece os problemas que envolvem a compra de itens ilegais, que podem gerar até acidentes de consumo. “Ao adquirir esses produtos o consumidor, que muitas vezes não sabe identificar o que é pirata ou não, além de alimentar o crime organizado e ter prejuízo, assume riscos contra a saúde e segurança, inclusive de quem vai manipular o produto”.
 
Produtos de origem ilegal (falsificados, piratas, contrabandeados e outros) não respeitam as normas técnicas brasileiras, não possuem garantia e podem afetar a saúde e segurança dos consumidores.
 
Para Paulo Arthur Góes, além dos órgãos de defesa do consumidor e a sociedade civil organizada, o consumidor é a peça mais importante no combate à venda de produtos piratas. “É fundamental que o consumidor esteja alerta e informado, porque esses itens não são comercializados apenas no comércio informal. Desta forma, ele terá todas as ferramentas para evitar uma compra que não traz benefícios”, conclui.
 
 

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar um dos canais de atendimento da fundação:
 
Orientações - 151 (Só para a capital)
Pessoalmente - de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro. Telefone: 0800-772-3633
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone: 0800-772-3633
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô). Telefone: 0800-772-3633
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila, de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. Veja os endereços  aqui. 
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas - Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
 
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp, siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial. Dicas sobre compras de Natal e outras orientações no blog http://educaproconsp.blogspot.com/
 
19/12/2011
Assessoria de Comunicação
Fundação Procon-SP




 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados