Ceia de Natal - Sorocaba

16/12/2011

Núcleo regional do Procon-SP encontra variação de até 57,27% nos preços de panetones

Pesquisa de produtos de Natal realizada na cidade de Sorocaba pela equipe do núcleo regional da Fundação Procon-SP de Sorocaba encontrou diferenças de até 57,27% nos preços de panetones e chocotones. Essa variação foi constatada no Chocottone Maxi, 750g, da Bauducco. Enquanto o Extra Campolim vendia o produto pelo preço de R$ 24,99, no Paulistão Além Ponte o mesmo item era encontrado a R$ 15,89, diferença de R$ 9,10 em valor absoluto.

O Procon-SP recomenda que o consumidor efetue cuidadosa pesquisa de preço, avaliando sempre a relação preço x qualidade.  Veja dicas de compras de produtos da Ceia de Natal no blog da Fundação Procon-SP.

A pesquisa foi realizada nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro e envolveu oito estabelecimentos comerciais, distribuídos nos bairros de Sorocaba.
Dentre todos os produtos pesquisados (biscoitos, bolos, bombons (caixa), carnes congeladas, cereais, farofas prontas, conservas, frutas em calda e panettones/chocottones) as maiores diferenças encontradas foram:

Entre os biscoitos, a maior diferença constatada foi:

Biscoitos Especiais Edição de Natal, 200g, da Bauducco
R$ 3,65 – Carrefour Sônia Maria
Menor preço: R$ 2,34 – Assai Itavuvu
Preço Médio: R$ 3,20
Diferença de R$ 1,31, o que representa 55,98%

Entre as carnes, a maior diferença constatada foi:

Pernil Sem Osso (Kg), da Aurora
R$ 18,49 Extra Campolim
Menor preço: R$ 9,98 – Carrefour Sônia Maria
Preço Médio: R$ 13,38
Diferença de R$ 8,51, o que representa 85,27%

Entre as frutas em calda, a maior diferença constatada foi:

Cerejas em calda tipo marasquino -150g - Cepêra
R$ 9,48 Wal Mart
Menor preço: R$ 3,65 Comercial Esperança Superm.
Preço Médio: R$ 6,62
Diferença de R$ 5,83, o que representa 159,73%

Do total dos itens divulgados, o estabelecimento Wal Mart foi o que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço (21 itens de 68 encontrados).

Foi constatado que grande parte dos supermercados está trabalhando com marcas próprias, o que inviabiliza a comparação de preço, já que a qualidade do produto pode variar.

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp, siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial. Dicas sobre compras de Natal e outras orientações no blog http://educaproconsp.blogspot.com/.

16/12/2011
Procon-SP