Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Novas regras planos de saúde

16/12/2011

Na próxima segunda-feira (19/12) Procon-SP começa a orientar consumidor

A partir da próxima segunda-feira, 19 de dezembro, entram em vigor novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que determinam prazos máximos para agendamento de procedimentos médicos como consultas, exames e internações.  
 
De acordo com a Resolução nº 259/11 os prazos são de até 21 dias, dependendo do procedimento, e devem ser cumpridos por todas as operadoras de planos de saúde. A norma também prevê medidas para garantir o atendimento ou reembolso nos casos de insuficiência ou inexistência de prestadores no município de abrangência do plano.
 
A Fundação Procon-SP, além de receber e cuidar das reclamações, intermediando a solução para os casos. “Além de atender e orientar o consumidor vamos informar a ANS sobre essas denúncias e monitorar o comportamento das empresas em relação ao cumprimento das novas normas”, garante o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.
 
Segundo Paulo Arthur, embora os prazos definidos agora representem um parâmetro para os consumidores, a própria Lei de Planos de Saúde (Lei 9.656/98) já prevê que a marcação de quaisquer outros procedimentos deve ser feita de forma a atender as necessidades do usuário, respeitando o direito ao atendimento adequado de acordo com as peculiaridades de cada caso concreto.
 
Em 28 de novembro, o Procon promoveu reunião com a ANS para obter mais informações sobre a Resolução e medidas  adotadas pela agência para ampliar a comunicação com os consumidores e acompanhar o comportamentos das operadoras de planos de saúde. No encontro em que participararm também Ministério Público, Defensoria Pública, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), ficou decidido o envio de informações sobre os casos atendidos pelo Procon-SP para conhecimento da ANS.
 
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar um dos canais de atendimento da fundação:
 
Orientações - 151 (Só para a capital)
Pessoalmente - de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro. Telefone: 0800-772-3633
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone: 0800-772-3633
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô). Telefone: 0800-772-3633
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila, de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. Veja os endereços aqui
Fax - (11) 3824-0717.
Carta - Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
 
Curta nossa página no Facebook (www.facebook.com/proconsp), siga-nos no Twitter:(www.twitter.com/@proconspoficial). Dicas sobre compras de Natal e outras orientações no bloghttp://educaproconsp.blogspot.com/.
 
16/12/2011
Assessoria de Comunicação
Fundação Procon-SP



 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados