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Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Recall Bombardier

16/12/2011

Procon-SP orienta sobre os direitos do consumidor

A Bombardier Recreational Products Motores da Amazônia Ltda. (BRP), publicou novamente recall dos quadriciclos modelos Outlander e Renegade, divulgado em 07 de dezembro, alterando o nº de série do veículos ano/modelo 2011 conforme abaixo. Os proprietários devem comparecer a um revendedor autorizado para verificar a possibilidade de existência de rachaduras no eixo principal da direção dinâmica (DPS), algumas peças podem se desprender do DPS e bloquear as engrenagens do veículos.
 
Outlander e Renegade
Ano/Modelos 2010: Série 000002 a 002677
Ano/Modelos 2011: Série 000007 a 002576
 
No comunicado, a empresa informa ter detectado uma limitação repentina na faixa de direção, podendo ocasionar acidentes com riscos de ferimentos e até morte.
 
A Bombardier disponibiliza o telefone (19) 3783-9600 (departamento pós venda) e o site
www.can-am.brp.com/pt-br para mais informações.
 
Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo , deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
 
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
 
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar um dos canais de atendimento da fundação:
 
- Orientações: 151 (Só para a capital)
 
- Pessoalmente: de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
 
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.
Telefone: 0800-772-3633
 
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).
Telefone: 0800-772-3633
 
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
Telefone: 0800-772-3633
 
- Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila (endereços no site:  http://www.justica.sp.gov.br/modulo.asp?modulo=52&Cod=52) , de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h.
 
- Por fax: (11) 3824-0717.
 
- Por cartas: Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
- Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
 
Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br
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15/12/11
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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