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Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Cancelamentos de voos

17/10/2011

O Procon-SP recomenda ao consumidor que tem marcada viagem aérea com origem ou destino a Buenos Aires ou Montevidéu nessa segunda-feira que, antes de sair para o aeroporto, entre em contato com a companhia a fim de verificar a situação do voo.
 
Devido às cinzas do vulcão chileno Puyehue, que afetam a visibilidade, alguns voos foram cancelados ou suspensos.
 
Quem não conseguiu realizar sua viagem em função da passagem da nuvem de cinzas lançada na atmosfera pelo vulcão chileno tem direito a: trocar o pacote ou passagem para outra data ou local, sem pagamento de tarifas ou taxas; ou cancelar o contrato, com direito a restituição de quantia eventualmente antecipada, sem pagamento de multas.
 
O consumidor deve guardar o comprovante de eventuais gastos que teve em decorrência do atraso, como chamadas telefônicas, refeições, hospedagem, entre outras. É dever das empresas, companhias aéreas ou agências de viagem, prestarem toda assistência de forma a minimizar os transtornos ocorridos.
 
O consumidor que não conseguir solucionar o problema diretamente com a empresa deve procurar a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o órgão de defesa do consumidor de sua cidade.
 
Canais de atendimento da Fundação Procon-SP:
Pessoal, das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera.
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Orientações por telefone no número 151.
Por fax ao telefone (11) 3824-0717.
Por cartas Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município.

17/10/2011
Assessoria de imprensa
Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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