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Volvo comunica recall

2/9/2011

A Volvo Cars Brasil Importação e Comércio de Veículos Ltda. convocou, em 31 de agosto, os proprietários dos veículos Volvo S80 ano 2007 e S60 ano 2011, com números de chassis abaixo relacionados, a entrarem em contato com um distribuidor da marca para substituir a linha de pressão hidráulica da caixa de direção.
 
Números de chassis S80 ano 2007: YV1AS985071006806  a YV1AS985071031258
Números de chassis S60 ano 2011:  YV1FS485BB2025859 a YV1FS485BB2044706
 
No comunicado, a empresa informa que há a possibilidade de haver vazamento nos conectores do tubo de pressão do sistema da caixa de direção em 22 unidades de veículos S80 ano/modelo 2007 e em 47 unidades de veículos S60 ano/modelo 2011, e reforça que, devido a esse vazamento, pode haver a perda da assistência hidráulica, gerando a princípio ruído e posteriormente dificultando o controle direcional do automóvel, com  risco de acidentes.
 
Para mais informações a Volvo disponibiliza o telefone 0800 707 7590 e o site www.volvocars.com.br, ressaltando ainda, a importância do atendimento imediato a esta convocação.
 
Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar a  substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
 
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.  
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.  
 
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:
 
Pessoal - das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Telefone – Orientações através do número 151.
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas -  Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município. O site do Procon-SP é o www.procon.sp.gov.br
 
31/08/2011
Assessoria de Imprensa
Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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