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Recall Pneus Continental

2/9/2011

A Continental Pneus convoca para recall os proprietários dos pneus de carga HSR1 e HSR2 SA, produzidos entre 5 e 11 de junho deste ano (23º semana de 2011).
 
No comunicado, a empresa informa que constatou em um lote destes produtos, que devem ser substituídos pois seu uso pode acarretar eventuais acidentes.
 
Conforme comunicado da empresa apresentado ao Procon-SP, o defeito de fabricação foi causada pela utilização de composto de borracha não especificado na área do ombro dos pneus.
 
Devido ao problema, o pneu pode não suportar uma contínua aplicação de força na área do ombro em condições potenciais de utilização.
 
Para identificar se o pneu atende ao recall, o proprietário deve procurar na lateral do produto os finais dos números de série DOT descritos abaixo.
 
Os modelos são:

Continental 275/80 R22.5 149/146L TL HSR1 – DOT 65DFKLWA 2311
Continental 275/80 R22.5 149/146L TL HSR2 SA – DOT 65DF KL24 2311
 
De acordo com a empresa, a campanha tem início imediato e gratuito, e os proprietários dos pneus acima descritos devem se dirigir a uma revendedora autorizada da Continental Pneus, para inspeção e substituição do produto.
 
Para mais informações o consumidor pode entrar em contato com a empresa através do site www.informecontinental.com.br, pelo e-mail informe@conti.com.br ou pelo telefone 0800 170 061.

Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar a substituição dos pneus, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
 
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.  
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.  
 
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:
 
Pessoal - das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Telefone – Orientações através do número 151.
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas -  Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
 
O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município. O site do Procon-SP é o www.procon.sp.gov.br
 
 
31/08/2011
Assessoria de Imprensa
Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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