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Recall Brinquedo Mattel

3/8/2011

A Mattel do Brasil Ltda. comunicou que iniciou nos EUA campanha de recall do brinquedo Little People Builders Load'n Go Wagons, fabricado no México e comercializado principalmente nos Estados Unidos e Canadá, de junho de 2009 a julho de 2011. De acordo com a empresa, o brinquedo não foi comercializado no Brasil e, por esse motivo, a campanha não será realizada no país. Para imagem do produto  clique aqui 

A Mattel esclarece que o recall foi lançado devido à possibilidade de as crianças se machucarem caso caiam sobre a alça plástica do vagão, fabricada com material de alta resistência.
 
O Procon-SP notificou a empresa para obter mais esclarecimentos sobre a campanha e o atendimento aos consumidores.
 
A empresa informa ainda que seu serviço de atendimento ao cliente está preparado para esclarecer os consumidores e efetuar a troca ou reembolso do produto eventualmente adquirido fora do país.
 
A Fundação Procon-SP, que faz monitoramento diário de recalls realizados no mundo, está averiguando se este caso envolve campanha de recall.
 
O que é Recall
 
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança. § 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
As campanhas de recall são acompanhadas atentamente pelo Procon-SP como procedimento incorporado à dinâmica de trabalho. A empresa responsável pela campanha deve apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
 
O Procon-SP orienta os consumidores quanto aos seus direitos e que no caso de enfrentarem qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição do produto devem procurar um de nossos postos de atendimento. Se o consumidor já tiver passado por algum acidente causado pelo defeito apontado pode solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
 
No entendimento do Procon-SP, pelo fato de o recall envolver a possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários e de terceiros, o atendimento deve ser de imediato.
 
Canais de atendimento da Fundação Procon-SP
 
Pessoal, das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Telefone, orientações através do número 151.
Fax, (11) 3824-0717.
Cartas,  Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município. O site do Procon-SP é o www.procon.sp.gov.br
 
 
03/08/2011
Assessoria de imprensa/Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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