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Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Máquinas digitais Nikon

2/8/2011

A Nikon do Brasil Ltda. solicita aos usuários das câmaras COOLPIX L23 que suspendam o seu uso, porque em alguns casos o equipamento pode gerar calor excessivo, ocasionando a deformação da sua cobertura. A empresa orienta ainda que os consumidores retirem as pilhas e desconectem o adaptador AC.
 
De acordo com o comunicado, as câmeras COOLPIX L23 não foram vendidas ou exportadas para o mercado brasileiro pela empresa, mas quem possui o equipamento (adquiridos fora do país ou de terceiros) pode entrar em contato com o número 0800-88-64566 (de segunda-feira à sábado, das 9h às17h) ou por e-mail a ser enviado diretamente do site da fabricante http://www.nikon.com.br a fim de verificar se sua câmera é uma das afetadas.
 
A Nikon informa que está adotando providências para a solução do problema e reparação das câmeras.
 
A Fundação Procon-SP, que faz monitoramento diário de recalls realizados no mundo, está averiguando se este caso envolve campanha de recall.
 
O que é Recall
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: "O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança. § 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
As campanhas de recall são acompanhadas atentamente pelo Procon-SP como procedimento incorporado à dinâmica de trabalho. A empresa responsável pela campanha deve apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
 
O Procon-SP orienta os consumidores quanto aos seus direitos e que no caso de enfrentarem qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição do produto devem procurar um de nossos postos de atendimento. Se o consumidor já tiver passado por algum acidente causado pelo defeito apontado pode solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
 
No entendimento do Procon-SP, pelo fato de o recall envolver a possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários e de terceiros, o atendimento deve ser de imediato.
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda do produto. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.  

Canais de atendimento da Fundação Procon-SP
Pessoal - das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Telefone- orientações através do número 151.

Fax- (11) 3824-0717.

Cartas -  Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município. O site do Procon-SP é o www.procon.sp.gov.br.
 
02/08/2011
Assessoria de imprensa
Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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