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Recall jaguar

1/8/2011

A NGN Importadora Ltda. convoca os proprietários de veículos Jaguar XF e XK a agendarem a substituição do tubo (PAS) e verificação do nível do fluído da direção assistida (PAS).
 
No comunicado, a empresa informa que nas unidades abaixo apontadas foi constatada a possibilidade de corrosão prematura do tubo de direção assistida, permitindo eventual vazamento de fluido da direção assistida (PAS). A perda do fluído da PAS provoca ruídos no sistema hidráulico e perda da direção assistida. A empresa, contudo, afirma que o veículo pode ser conduzido sem o recurso da direção hidráulica. Há também risco de ocorrer incêndio no veículo devido a ignição do fluido da (PAS) na hipótese de contato com fonte de ignição ou superfície com temperatura suficientemente elevada.
 
Os veículos envolvidos na campanha são:
XF:
AA06W0AFR67169,
AA06W1AFR70436,
AA06W4AFR67157,
AA06W4AFR67160,
AA06W5AFR67166,
AA06W7AFR70439,
AA06X2ALR75879,
AA06X3ALR75888,
AA08Y0AMR75914,
AA08Y4AMR75947.
XK:
A campanha não atinge veículos importados ao Brasil do modelo XK.
 
A empresa disponibiliza o site www.gbcars.com.br e o telefone 0800-7291420 para informações, além dos distribuidores autorizados.
 
Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
 
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
 
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:
Pessoal, das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Telefone, orientações através do número 151.
Fax, (11) 3824-0717.
Cartas,  Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município.
 
01/08/2011
Assessoria de imprensa
Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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