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Recall Rodas de Aço 13

29/7/2011

A Hayes Lemmerz comunicou nesta sexta-feira, 29 de julho de 2011, ter identificado defeitos em um lote de rodas de aço 13 polegadas de referência Ford XS51-1007-AA, para uso exclusivo no Ford KA ano/modelo 1997 até 2003. Essas rodas foram vendidas no período de 1º de abril de 2010 até 27 de julho de 2011 nos balcões dos Distribuidores da Ford Motor Company Brasil Ltda, que podem acarretar possíveis acidentes.
 
No comunicado a empresa há possibilidade de ocorrer fissura na região central da roda, com risco de ocorrer sua quebra com consequente perda de dirigibilidade do veículo, havendo risco de acidentes e lesões.
 
Os consumidores que adquiriram estes produtos ou que não saibam a origem das rodas de seu veículo  deverão contatar o Centro de Atendimento Ford pelo telefone 0800 703 3673 ou se dirigir ao Distribuidor Ford de sua preferência para  realização de inspeção para verificar  o lote de produção e se necessário a substituição das rodas afetadas.
 
O programa tem início imediato e terá continuidade por período indeterminado. Para maiores informações os consumidores poderão entrar em contato pelo CAF da empresa no número 0800 703 3673 ou pelo site www.ford.com.br
 
Atenção: Não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar  a substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
 
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei
 
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.  
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.  
 
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:
 
Pessoal - das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Telefone – Orientações através do número 151.
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas -  Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município. O site do Procon-SP é o www.procon.sp.gov.br
 
 
29/07/2011
Assessoria de Imprensa/Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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