Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Fundação PROCON SP

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Validade de Produto

10/6/2011

Procon-SP e Apas estudam medida para verificar validade de produto

A Fundação Procon-SP e a APAS – Associação Paulista de Supermercados debateram nesta terça-feira, dia 7 de junho, medida compensatória para o consumidor que encontrar produtos expostos com prazo de validade vencido. A proposta faz parte dos trabalhos da Câmara Técnica do Comércio Supermercadista, criada para dar efetiva proteção ao consumidor.
 
O consumidor que encontrar produto com prazo de validade vencido no ponto de venda receberá gratuitamente  igual produto, dentro do prazo de validade independente de sua compra. A medida, proposta pela APAS, será avaliada pela Câmara Técnica e entrará em vigor em outubro deste ano.
 
Com o objetivo de encontrar mecanismos de maior controle para a questão dos produtos com prazo de validade vencido, que ainda são encontrados nas gôndolas e prateleiras dos supermercados, a associação buscou junto ao órgão de defesa do consumidor avançar em discussões que resultassem em ações favoráveis ao cliente final e que trouxessem melhorias na prestação de serviço.
 
Para o Procon, a proposta deve trazer benefícios à população na medida em que, além de trazer uma compensação imediata, incentiva uma atenção maior ao prazo de validade, não só pelo fornecedor, que arcará com o fornecimento gratuito, mas também pelo consumidor que será estimulado a observar a informação do prazo de validade.
 
Participaram da reunião representantes do Procon-SP, da APAS, do Ministério Público de São Paulo, do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e do Fórum Municipal dos Procons do Estado de São Paulo.
 
Sobre a Câmara Técnica
 
A Câmara Técnica é estratégica para a política de defesa do consumidor, tendo como objetivo promover o equilíbrio e a harmonia das relações de consumo, incentivando os fornecedores a criarem meios eficientes de controle de qualidade e segurança dos produtos e serviços, além de construírem mecanismos alternativos para a solução de conflitos no mercado. Estes mecanismos possibilitam não só a solução de muitos problemas na sua raiz, mas principalmente, uma atuação mais preventiva, para evitar que tais problemas ocorram e prejudiquem os consumidores.
 
A Câmara Técnica do Comércio Supermercadista foi lançada no dia 9 de maio, na abertura da Feira APAS 2011, e é formada por representantes da APAS e do Procon-SP. Os estudos, análises e debates são pautados pela busca do consenso e convergência dos interesses.
 
 

07/05/2011
Assessoria de Imprensa/Procon-SP
3824-7168 / 7011 /6967
 
Assessoria de Imprensa/APAS
FSB Comunicações
Andrea Natali – andrea.natali@fsb.com.br – Tel. 3165-9584
Marcio De Meo – marcio.demeo@fsb.com.br – Tel. 3165-9579


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados