Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo

Procon-SP e Apas criam Câmara

9/5/2011

Visando aproximar a defesa do consumidor e
o setor supermercadista para alcançar a harmonia e
equilíbrio do mercado, as duas instituições unem esforços

A Fundação Procon-SP e a Associação Paulista de Supermercados (APAS) lançam hoje (09 de maio) a  Câmara Técnica do Comércio Supermercadista. O primeiro tema a ser enfrentado é validade vencida e falta de informação da validade, discutindo as dificuldades do setor e identificando soluções.

A iniciativa conjunta do Procon e da APAS visa dar efetiva proteção ao consumidor, promovendo a educação e a informação, incentivando os fornecedores a criarem meios eficientes de controle de qualidade e segurança dos produtos e serviços e também a construírem mecanismos alternativos para a solução de conflitos no mercado.

A Câmara Técnica, que é formada por representantes das duas instituições e pode ter outros atores convidados, é estratégica para política de defesa do consumidor, pois, tendo como objetivo promover o equilíbrio e a harmonia das relações de consumo, possibilita a solução de muitos problemas na sua raiz, evitando que tais problemas ocorram e prejudiquem os consumidores.

O trabalho da câmara consiste em estudar, discutir e apresentar alternativas de prevenção de conflitos coletivos de consumo; implementar políticas educativas; indicar medidas administrativas e judiciais quando necessário e sugerir ajustes de conduta. Os estudos, análises e debates são pautados pela busca do consenso e convergência dos interesses.

Esta forma de atuação por cooperação participativa dá mais agilidade no atendimento a reclamações de consumidores, diminuindo o tempo de espera pelo resultado.

09/05/2011
Assessoria de imprensa