Reunião entreProcon-SP e APAS

4/3/2011

Criação de Câmara Técnica de Consumo para o setor supermercadista é tema de encontro

Representantes da Fundação Procon-SP e da APAS (Associação Paulista de Supermercados) reuniram-se nesta quinta-feira, 3 de março, para debater a criação de uma Câmara Técnica de Consumo para o setor supermercadista.

As câmaras técnicas são estratégicas para política de defesa do consumidor, pois, tendo como objetivo promover o equilíbrio e a harmonia das relações de consumo, possibilitam não só a solução de muitos problemas na sua raiz, mas principalmente, uma atuação mais preventiva, para evitar que tais problemas ocorram e prejudiquem os consumidores.

“Esse é um setor economicamente relevante e que faz parte do cotidiano de todos os consumidores, oferecendo produtos e serviços dos mais variados. O aperfeiçoamento das práticas por parte desses fornecedores pode contribuir também para a melhoria de outros setores com os quais os supermercados se relacionam elevando o padrão de qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores.”, afirmou Paulo Arthur Góes, diretor-executivo da instituição.

Ainda não há data definida para o início dos trabalhos, mas alguns dos temas que devem fazer parte das discussões são: segurança de alimentos (prazos de validade, rotulagem, exposição de produtos etc); diferença de preço gôndola e caixa; oferta e publicidade em encartes, TV e rádio, entre outros.

A Fundação Procon-SP já tem atuado junto ao setor de eletroeletrônicos através da Câmara Técnica Eletros, que conta com a participação de representantes dos fabricantes e importadores de empresas desse setor. O trabalho dessa câmara já resultou na elaboração de folders (válvula de segurança em fornos, fogões, conheça antes manual de instrução), na adequação das informações a respeito da capacidade em litros de refrigeradores e identificou a necessidade de ajuste na informação dispostas na  embalagem e manual de instruções da TV digital com a consequente adequação das mesmas.

04/03/2011
Assessoria de imprensa