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Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Recall caminhões Volkswagen

4/3/2011

Procon-SP orienta sobre os direitos dos consumidores

A MAN Latin America, convocou, em 03 de fevereiro, os proprietários dos caminhões  abaixo relacionados a agendarem o comparecimento a uma  Concessionária Autorizada para substituição dos suportes dianteiros das molas dianteiras e respectivos parafusos, arruelas e porcas.
 
Modelo                                                           Ano Modelo                                Intervalo de  Chassis
                                                           2008                            9BW7672398R823102 a
                                                                                               BW7672318R853985
Worker e Constellation                           2009                            9BWN172S09R900020 a
13-180 e 15-180                                                                      9BWN172SX9R945871
                                                           2010                            9533P72S3AR000003  a
                                                                                              953467235AR034752
 
No comunicado a empresa informa que verificou-se em algumas unidades a má formação da superfície do suporte em que se assenta o parafuso de fixação das molas, havendo a  possibilidade de relaxamento do torque de aperto dos parafusos, com sua eventual quebra e consequentemente perda de dirigibilidade, com risco de acidente. Para mais informações a Volkswagem disponibiliza o telefone 0800 019 3333 ou o site www.vwcaminhoeseonibus.com.br
 
Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo ou substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
 
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.  
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.  
 
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:
 
Pessoal - das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Telefone – Orientações através do número 151.
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas -  Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município.
 
04/03/2011
Assessoria de Imprensa
Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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