Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Alerta para a redução do lixo

8/2/2011

Todo o ato de consumo gera um impacto sobre o meio ambiente. Iniciando pela produção, passando pelo transporte até chegar ao descarte, o consumidor está envolvido em um processo em que suas escolhas causam uma ação direta no nosso planeta.
 
“Evitar o consumo desnecessário e a consequente produção excessiva de lixo, manter ações práticas de cuidar para o descarte correto de materiais que ainda podem ser reciclados, ter cuidado com o descarte de materiais tóxicos, tais como pilhas, baterias, celulares em lixo específico e adequado; dar preferência a produtos com pouca embalagem; economizar água, energia elétrica e utilizar transporte público são exemplos de que com atitudes simples cada um pode dar a sua contribuição”, opina Valéria Rodrigues Garcia, diretora de estudos e pesquisas do Procon-SP.
 
De acordo com matéria divulgada pelo portal Estadão.com, em maio de 2010, a cidade de São Paulo recicla por volta de 1% do lixo produzido na cidade.
 
A consciência de que pequenas atitudes podem fazer a diferença é fundamental. Ciente dessa necessidade, técnicos da fundação elaboraram informativos com orientação e dicas sobre consumo consciente. Veja aqui e aqui material com dicas sobre o tema.
 
Além disso, nas atividades que realiza junto às escolas, o Procon-SP procura sensibilizar os professores e educadores em geral para a importância de abordar junto aos seus alunos os mais variados temas sobre o consumo, transversalmente nas mais variadas disciplinas e, de forma direta ou indireta, envolver as famílias nesse processo, já que as crianças e jovens cada vez mais influenciam nas decisões de compra e determinam alguns hábitos de consumo.

08/02/2011
Assessoria de imprensa
Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados