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Mercedes-Benz comunica recall

1/2/2011

Procon-SP orienta sobre os direitos do consumidor

A Mercedes-Benz do Brasil Ltda. convocou, em 31 de janeiro, os proprietários dos veículos abaixo relacionados a entrarem em contato com o Central de Atendimento ao Cliente,  agendamento da substituição da graxa dos rolamentos dos cubos de roda, dos retentores, das travas e juntas dos cubos de roda e, se necessário, também dos rolamentos dos cubos de roda.
 
 
 Modelos envolvidos  Período de Fabricação       Chassis  (não sequenciais)
 Chassis para ônibus    De outubro 2009  a    9BM 382154 9B 666132 a
  O500 MA     setembro 2010     9BM 382154 BB 750204
 Caminhões   De dezembro 2009 a     9BM695302 9B 686101 a
  L1620      setembro 2010       9BM695304 BB 745808
 Caminhões   De dezembro 2009 a     9BM958094 9B 685052 a
 Atego 6X2     setembro 2010       9BM958096 BB 750558
 Caminhões   De dezembro 2009 a     9BM958254 9B 684903 a
 Axor 6X2       setembro 2010       9BM958254 BB 751493
 

No comunicado a empresa informa o risco de engripamento dos rolamentos dos cubos de roda com consequente travamento das rodas, podendo causar  perda da dirigibilidade do veículo. Para que isso não ocorra a solução será a substituição da graxa dos rolamentos dos cubos de roda, dos retentores, das travas e juntas dos cubos de roda e, se necessário, também dos rolamentos dos cubos de roda.
 
Para mais informações a Mercedes-Benz disponibiliza o telefone 0800 970 9090 ou o site www.mercedes-benz.com.br
 
Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo ou substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
 
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
  
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
  
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:
 
Pessoal - das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Telefone – Orientações através do número 151.
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas -  Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município. O site do Procon-SP é o www.procon.sp.gov.br
 
 
01/02/2011
Assessoria de Imprensa - Procon-SP
 


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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