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Mercedes-Benz comunica recall

1/2/2011

Procon-SP orienta sobre os direitos do consumidor

A Mercedes-Benz do Brasil Ltda. convocou, em 31 de janeiro, os proprietários dos veículos abaixo relacionados a entrarem em contato com o Central de Atendimento ao Cliente,  para verificar a necessidade de inspeção e, caso necessário, substituição dos grampos de mola da suspensão traseira .
 
Modelos envolvidos           Período de Fabricação                  Chassis  (não sequenciais)
Chassis para ônibus              De julho/2008  a                       9BM 384075 8B  10005              
OF1722 e OF1721                 setembro/2010                          9BM 384078 BB 757912
 
No comunicado a empresa informa o risco de quebra dos grampos com consequente desprendimento do eixo, com perda da dirigibilidade do veículo e eventual acidente. A solução será a verificação dos componentes da suspensão traseira, substituição dos grampos de mola da suspensão traseira, desde que o feixe de molas seja original ou apresente as mesmas medidas deste.
 
Para mais informações a Mercedes-Benz disponibiliza o telefone 0800 970 9090 ou o site www.mercedes-benz.com.br
 
Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo ou substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
 
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.  
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
  
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:
 
Pessoal - das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Telefone – Orientações através do número 151.
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas -  Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município. O site do Procon-SP é o www.procon.sp.gov.br
 
 
 
01/02/2011
Assessoria de Imprensa - Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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