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Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Peugeot comunica recall

26/1/2011

Procon-SP orienta sobre os direitos do consumidor

A PSA Peugeot Citroën do Brasil Automóveis Ltda. convocou, em 26 de janeiro, os proprietários dos veículos abaixo identificados a comparecerem à rede de concessionários da marca para verificação do torque de fixação dos parafusos do suporte do alternador na bomba de direção hidráulica e, se necessário, substituição do suporte do alternador, da correia de acessórios e do alternador:
 
MODELO Hoggar todas as versões
ANO 2010
CHASSI INICIAL AB048424
CHASSI FINAL BB007654
 
A Peugeot esclarece que entre os intervalos de chassis relacionados há veículos que não estão inclusos neste recall. Para confirmação, deve-se contatar o SAC da empresa.
 
No comunicado, a empresa informa sobre a possibilidade de haver uma má aplicação do torque de fixação dos parafusos do suporte do alternador na bomba de direção hidráulica, o que pode gerar um desalinhamento da polia da direção hidráulica e consequente desprendimento ou rompimento da correia de acessórios. Pode ocorrer também a fissura no suporte do alternador, ocasionando a perda de assistência da direção e consequentemente risco de acidente.
 
Para mais informações a Peugeot disponibiliza o telefone 0800 703 2424 ou o site www.peugeot.com.br
 
A Fundação Procon-SP entende que por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários e de terceiros, o atendimento ao consumidor deve ser de imediato. Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
 
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
 
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:
Pessoal - das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Telefone - Orientações através do número 151.
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas -  Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município.
 
26/1/2011
Assessoria de Imprensa
Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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