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Recall de veículo Spyder

29/12/2010

Procon-SP orienta sobre os direitos dos consumidores

A BRP – Bombardier Recreational Products Motores da Amazônia Ltda. convocou, em 29 de dezembro, os proprietários de todos os veículos Can-Am Spyder RS SE5 e Spyder RT SE5, ano e modelo 2010 (com os chassis abaixo) a  entrarem em contato com um revendedor da marca para agendamento e substituição do sistema de embreagem centrífuga.
 
Chassis
2BXJBFC10AV000178
2BXJBFC10AV000357
2BXJBFC11AV000173
2BXJBFC10AV000407 
2BXJBFC11AV000190
2BXJBFC11AV000366
2BXJBFC12AV000408 
2BXJBFC13V000160 
2BXJBFC13AV000398
2BXJBFC14AV000362
2BXJBFC16AV000198
2BXJBFC16AV000329 
2BXJBFC16AV000394
2BXJBFC17AV000209 
2BXJBFC17AV000212
2BXJBFC18AV000154 
2BXJBFC18AV000185 
2BXJBFC18AV000204
2BXJBFC18AV000218
2BXJBFC1XAV000155 
 2BXJBFC1XAV000379 
 2BXJBKC11AV000117 
2BXJBKC11AV000134
 2BXJBKC12AV000093
 2BXJBKC13AV000071
 2BXJBKC15AV000105 
 2BXJBKC1XAV000147 
 2BXJBKC1XAV000150 
 2BXJBKC12AV000327 
 2BXJBKC13AV000238 
 2BXJBKC13AV000241 
  2BXJBKC19AV000258   e    2BXJBKC1XAV000320
    
No comunicado, a empresa informa que ao parar totalmente o veículo, equipado com a transmissão semi-automática SE5, a embreagem poderá continuar engatada, ocasionando o desligamento do motor. Em decorrência  será impossível ligá-lo novamente e a roda traseira poderá estar bloqueada. Nesse caso, será difícil retirar  o veículo da via, aumentando a possibilidade de ocorrer um acidente.
 
A BRP disponibiliza o telefone (19) 3783-9600 ou os sites www.can-am.bpr.com e www.mundospyder.com.br para mais informações.
 
A Fundação Procon-SP entende que por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários e de terceiros, o atendimento ao consumidor deve ser de imediato. Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
 
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.  
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.  
 
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:
 
Pessoal - das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Telefone – Orientações através do número 151.
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas -  Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município. O site do Procon-SP é o www.procon.sp.gov.br.
 
29/12/2010
Assessoria de Imprensa 
Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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