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Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

QUARTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2014

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Recall IVECO

31 de MAIO de 2006

IVECO comunica recall dos veículos EUROCARGO, STRALIS E EUROTECH

A IVECO convocou, na última quarta-feira (31/5), os proprietários dos veículos modelo EUROCARGO, STRALIS e EUROTECH, dentre os finais de chassis de números 049826 a 050000 e 8700480 a 8702757, com período de fabricação de 2004 a 2006 para a comparecerem em qualquer concessionária IVECO para verificação e, em caso de necessidade, a troca dos terminais de direção das barras transversais e longitudinais.
 
 Foi constatada a possibilidade de possível desgaste dos terminais de direção das barras transversais e longitudinais, os quais, em casos extremos, podem ocasionar a perda de comando da direção e afetar a funcionalidade do veículo.
 
A empresa informou que o atendimento se estenderá até 30 de setembro de 2006, e disponibilizou o telefone 0800 553443 para mais informações ou o site www.iveco.com.br, a fim de verificarem os seus veículos se enquadram nesta campanha para a realização da troca, evitando-se, dessa forma, riscos de acidente com o veículo.
 
Entretanto a Fundação Procon-SP entende que enquanto existirem veículos com o problema apontado, o fornecedor é responsável e obrigado a efetuar os reparos de forma gratuita. E mesmo que o consumidor não tenha acesso à convocação, ele terá seu direito à segurança garantido.   
 
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  

O que diz a lei:
 
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança”.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
  
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar ajuda - ou efetuar reclamação - da Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé - Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro - R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera - ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 - CEP 01061-970 - SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717) e pelo telefone 151 (somente orientações) Para obter informações sobre reclamações contra fornecedores o telefone é o 0xx11. 3824-0446.
 
31/05/06
Assessoria de Imprensa
Procon-SP / Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania


 

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