Medicamentos-Baixada Santista

9/6/2010

Pesquisa do Procon-SP revela diferença de 262,76% no preço dos medicamentos

Pesquisa da Fundação Procon-SP realizada pelo núcleo regional da Baixada Santista constatou diferenças de até 262,76% entre os medicamentos genéricos e de até 119,95% entre os medicamentos de referência. O levantamento, realizado de 3 a 5 de maio, nas farmácias e drogarias das cidades de Santos, Cubatão, Guarujá, Praia Grande e São Vicente, revela a importância de o consumidor comparar os preços em diversos estabelecimentos antes de efetuar uma compra.

Comparando-se os preços médios dos genéricos com os de referência de mesma apresentação constatou-se que, em média, os medicamentos genéricos são 47,67 mais baratos do que os de referência, o que pode representar uma grande economia ao bolso do consumidor. As maiores diferenças foram:

Entre os medicamentos de referência: Rivotril (Clonazepam) - Roche
Apresentação: 2mg – 20 comprimidos
Maior preço: R$ 9,37
Menor preço: R$ 4,26
Diferença: R$ 5,11 (119,95%)
Entre os medicamentos de genéricos:  Carbamazepina
Apresentação: 200mg – 20 comprimidos
Maior preço: R$ 7,11
Menor preço: R$ 1,96
Diferença: R$ 5,15 (262,76%)

A Drogaria São Paulo, na cidade de Santos, foi o que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço (25 produtos dos 50 encontrados).

É importante destacar que as drogarias / farmácias devem etiquetar o medicamento com o preço de venda ao consumidor, não podendo ultrapassar o PMC (Preço Máximo ao Consumidor) calculado de acordo com o disposto na Resolução nº 2, de 8 de março de 2010, da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Sendo que, em 31/03/10 as empresas produtoras de medicamentos foram autorizadas a reajustar os preços dos medicamentos, nos termos da Resolução nº 2. O PMC é definido pela ANVISA e as farmácias/drogarias podem praticar qualquer preço para o medicamento, desde que não ultrapassem esse valor máximo.

O critério utilizado para a pesquisa, que envolveu 14 estabelecimentos e 50 medicamentos, foi o "preço com desconto máximo para o cliente comum", independe da exigência de cadastro do consumidor. Cliente comum é aquele que não possui nenhuma condição especial (aposentado, empresas, planos de saúde conveniados, etc.).

Percentual de abastecimento de produtos, por região, em relação ao total de 50 itens divulgados:

Cubatão:

Guarujá:
Droga Raia – 49 itens (98%)
Drogasil – 47 itens (94%)

Praia Grande:

São Vicente:
50 itens (100%)

Droga Raia – 48 itens (96%)

Santos:
50 itens (100%)
Droga Raia – 47 itens (94%)