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Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Recall Mitsubishi L200 Triton

26/5/2010

Procon-SP orienta sobre os direitos dos consumidores

A MMC Automotores do Brasil SA convocou, em 26 de maio, os proprietários do veículo L200 Triton, modelos abaixo relacionados, a entrarem em contato com a Rede de Concessionárias Mitsubishi Motors, a partir de 27 de maio, para inspeção e, se necessária, substituição do conjunto braço superior da suspensão dianteira.
 
Modelo: L200 Triton
Ano/modelo: 2007, 2008 e 2009
Número de série dos chassis (em ordem não sequencial): 00001 ao 15347
 
No comunicado a empresa informa que foi constatada a perda de torque dos parafusos de fixação do pino articulado (pivô) do conjunto braço superior da suspensão dianteira, o que poderá provocar, além de ruído metálico, a perda de dirigibilidade do veículo com risco de colisão. Para mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 702 0404 e o site www.mitsubishimotors.com.br.
 
A Fundação Procon-SP entende que por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários e de terceiros, o atendimento deve ser de imediato. Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
 
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.  
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.  
 
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:

Pessoal - das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Telefone - Orientações no número 151.
Fax -  telefone (11) 3824-0717. 
Carta - Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município.

26/5/2010
Assessoria de imprensa
Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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