Nissan comunica recall

13/11/2009

Procon-SP orienta sobre os direitos dos consumidores

A Nissan Brasil Importação e Comércio de Veículos Ltda convocou, em 13 de novembro, os proprietários dos carros modelos e ano abaixo relacionados a entrarem em contato com qualquer concessionária Nissan para inspeção e, caso necessário, a substituição do cilindro mestre de freio.

O recall é para os veículos Sentra produzidos entre 23 de fevereiro e 18 de abril de 2008, chassis 3N1AB61D28L703250 a 3N1AB61D68L705261 e de 3N1AB61E99L600000 a 3N1AB61D09L602144
No comunicado, a empresa informa que o cilindro mestre de freio pode apresentar vazamento de fluido, e a falta deste é detectada por meio da luz de advertência do painel. O uso do veículo com essa luz acesa causa o aumento do curso do pedal do freio que acarreta a perda da eficiência de frenagem, podendo causar acidentes. Informa, ainda, que o reparo levará até 2 horas.

Para mais informações a Nissan disponibiliza o telefone 0800 011 1090 e o site www.nissan.com.br.

A Fundação Procon-SP entende que, por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários do veículo e de terceiros, o atendimento deve ser de imediato.
Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à
exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo
gratuito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar ajuda ou efetuar reclamação junto a Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé - Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro - R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera - ao lado do Metrô Itaquera). A comunicação por cartas deve ser encaminhada à Caixa Postal 3050, CEP 01061-970 e por fax ao telefone (11) 3824-0717. O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município.

O telefone para informações é 151, que também atende consulta para saber se uma determinada empresa tem reclamações no Procon-SP.

Procon-SP