Congresso "30 Anos Procon-SP"

27/4/2006

Procon-SP discute superendividamento e fronteiras dos direitos do consumidor

Nos dias 02 e 03 de maio, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, realizará o Congresso "Defesa do Consumidor no Mundo Globalizado". O evento será realizado junto com o 22º Encontro Estadual de Defesa do Consumidor.

"Globalização e superendividamento", é o tema do primeiro painel, que terá ínicio às 9 horas, e tem como proposta discutir a sociedade de consumo, por um lado, e a oferta e publicidade que seduzem e levam o cidadão ao endividamento decorrente, pelas vias do crédito fácil.

O assunto terá como moderador Sérgio Augusto Werneck de Almeida, Secretário Executivo do Fórum dos Procons Municipais-SP, e será apresentado por: Claúdia Lima Marques, professora titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Déborah Pierri, Promotora de Justiça – Ministério Público/SP; Marli Aparecida Sampaio, Diretora de Programas Especiais da Fundação Procon-SP; José Augusto Viana Neto – Presidente do CRECI; Paulo Arthur Lencioni Góes, Assessor Chefe de Gabinete da Fundação Procon-SP.;

O segundo painel com início às 11 horas, será sobre "Direito do Consumidor Fronteiras Geográficas e Fronteiras Jurídicas". A globalização, ao contrário do direito, não conhece limites geográficos. A questão é: Como efetivar a proteção e a defesa do consumidor num mundo onde as partes (consumidor e fornecedor) estão em diametralmente opostas do globo.

O assunto terá como moderador Hamilton Rangel Júnior, Chefe de Gabinete da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado-SP, e será discutido por: Lígia Bisogni, Desembargadora do Tribunal da Justiça de São Paulo; Marco Zanelatto, Procurador de Justiça – Ministério Público/SP; Maria Stella Gregori, Advogada e Professora de Direito do Consumidor da PUC/SP ; Valter Farid Antônio Júnior, Procurador do Estado de São Paulo; Joung Won Kim, Diretora de Fiscalização da Fundação Procon-SP.

Os demais painéis discutidos abordarão os seguintes temas:

• Meios Alternativos de Soluções de Conflitos nas Relações de Consumo Mediação e Arbitragem;
  • O Ecossistema Equilibrado e os Desafios do Consumo Sustentável;
  • O Direito do Consumidor de 2ª Geração.
O evento integra o calendário comemorativo do "Procon-SP 30 Anos".

Programação anexa
(Formato PDF)

Programação anexa
(Formato DOC)